Curiosidades sobre o Google Street View


Você provavelmente já ouviu falar no Google Street View - o projeto, aliado ao Google Maps da gigante de buscas e informação, tem o objetivo de, a partir de fotos, permitir uma imersão na exploração já gerada pelas imagens de mapas e satélites. O objetivo, além da pura e simples diversão, é tornar referências mais claras, facilitando a navegação e utilização.

No dia 30/09, o serviço estreou no Brasil, finalmente exibindo o conteúdo que desde janeiro vem sendo organizado. Enquanto acompanhavam mundialmente a exploração de vários países e grandes cidades com o Street View, usuários e transeuntes na Grande São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outras puderam ver, ao vivo, conforme a frota de Fiats Stilo vermelhos adaptados cruzavam a cidade com suas nove câmeras, sensores e GPS, transformando o real em virtual quase todos os dias, das 10h às 16h (exceto durante chuvas).

Naturalmente, ainda não podemos explorar o Brasil inteiro, e outras cidades continuarão a serem incluídas no serviço, que não vai parar. Mesmo assim, é certo que os próximos passos são outros grandes centros urbanos, já que o plano oficial é explorar as cidades que sediarão a Copa do Mundo.


Mesmo no começo da novidade, o histórico mundial já deixa algumas dúvidas. A maior preocupação aqui é a segurança e privacidade. Como era de se esperar, uma cidade tem muito movimento e diversas ocorrências simultâneas, das mais comuns às mais exóticas. Sejam banhistas de biquíni, assaltos, acidentes automobilísticos, fachadas de casas e simples transeuntes, nada que estiver na rua escapa às lentes do equipamento. Isso levantou protestos contra a Google, já que, supostamente, o material vai contra direitos de propriedade e “viola a privacidade”.
As acusações já vieram de várias fontes, mas o caso mais notório foram os atritos da corporação com o governo da Alemanha. A defesa da empresa é simples - todas as fotos são tiradas de locais públicos. Mais do que isso, se um usuário se sentir lesado ou encontrar conteúdo que achar inapropriado, é possível marcar a imagem para ser revista, de modo que podem haver substituições de material.
No outro lado do espectro, existem aqueles que, mais do que aproveitar a funcionalidade, querem se divertir: além dos casos mais bizarros pegos pelas fotos (que ganham espaço pela internet em sites como o blog “Street View BR”, além de outros de humor menos especializado), mundialmente o Street View também se tornou uma oportunidade para os ilustres desconhecidos que saíram propositalmente em fotos, seja normalmente ou fazendo brincadeiras, como o rapaz escocês que ficou conhecido por sair em várias fotos com uma máscara de cavalo. Durante o processo de fotografia, vários usuários aproveitaram a chance, e agora começa a brincadeira de achar quem conseguiu ser imortalizado(a).

O destino do Street View, considerando o público brasileiro, parece ser tão rico quanto das outras ferramentas Google. Mesmo assim, é esperar para ver se ninguém irá se opor contra a “invasão de privacidade” como nosso companheiros germanicos.

0 Comentarios:

Postar um comentário

Estamos trabalhando para arrumar esse erro no Formulario de Comnetarios !