Campeonato Brasileiro

O Campeonato Brasileiro de Futebol, conhecido popularmente como Brasileirão, é o principal torneio entre clubes de futebol do Brasil. Sucedeu os torneios Roberto Gomes Pedrosa e a Taça Brasil (que tinha o mesmo modelo da Copa do Brasil, eliminatório) como o principal torneio nacional do esporte. O Campeonato Brasileiro define os principais representantes brasileiros nas competições sul-americanas.

O torneio é organizado, atualmente, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e dá acesso ao seu campeão, vice-campeão, terceiro e quarto colocados à Taça Libertadores da América. Uma das características históricas do Campeonato Brasileiro foi a falta de uma padronização no sistema de disputa, que mudava a cada ano, assim como as regras e o número de participantes. Após ter sido aprovado no Congresso Nacional o "Código do Torcedor", a CBF fez um planejamento que visava a organizar o confuso calendário do futebol nacional. Reduziu o tempo disponível para as competições estaduais e adotou o sistema de turno e returno como forma de disputa.

Como esse sistema exige muito tempo do calendário, também foi reduzido o número de competidores em 2004, que eram 24, para 22 em 2005 e vinte em 2006, tanto na Série A (primeira divisão) como na Série B (segunda divisão). A partir de 2009 a Série C passou a contar também com 20 clubes, e foi criada uma nova divisão, a Série D, que tem 40 equipes e é disputada por equipes classificadas em seus campeonatos estaduais.


5 Comentarios:

Unknown disse...

Eu não entendo muito de futebol...
MAs adorei saber destas informações..
Nem imaginava!
;D

Joy Constantino disse...

Eu AMO fut, eu jogo SUUPER mal (haha) tá eu naum jogo tao mal assim, eu sou meio boua eu só começei jogar esse ano! bom eu sou ENLOUQUECIDA por atlético paranaense e ele foi campeão do brasileirão em 2009 (haha morra de inveja)

Anônimo disse...

Fooi ?

João Pedro disse...

Na boa eu tenho que falar alguma coisa!!!!

O ATLÉTICO PARANAENSE NÃO FOI CAMPEÃO EM 2009 DO BRASILEIRÃO!!! O ATLÉTICO BRIGOU PARA NÃO SER REBAIXADO ANO PASSADO!!!!!!!!!!!
O campeão foi o Flamengo em 2009!!!Faz BASTANTE tempo que o Atlético não ganha alguma coisa fora o campeonato paranaense!!!!!!!

Tem q dar risada mesmo né uHAuahUAHuahUHAUa, num sabe num fala!!!

Anônimo disse...

heheheehhe

Postar um comentário

Estamos trabalhando para arrumar esse erro no Formulario de Comnetarios !